
O fruto do kiwi é rico em muitas vitaminas, minerais e
flavonóides, contêm uma elevada quantidade de vitamina C (mais
que a laranja), assim como o potássio e uma boa quantidade de
beta-caroteno.
Estudos demonstraram benefícios também para o trato
respiratório, assim como a falta de ar, foi reduzida a tosse
crônica e o corrimento nasal. Este resultado não é só efeito do
teor em vitamina C e potássio, mas também das substâncias que
são ainda desconhecidos contidas no fruto.
Essas substâncias são os flavonóides que ajudam a proteger as
nossas células dos danos oxidativos e portanto, considerada
muito útil para proteger o nosso DNA a partir de mutações e
degenerações.
Uma série de estudos publicados pela revista Archives of
Ophthalmology provaram que consumir 3 ou mais porções de frutas
por dia (incluindo kiwi) pode reduzir em 36% o risco de
desenvolver uma doença ocular chamada Degeneração Macular
Relacionada à idade ( DMRI ), a principal causa de deficiência
da visão em adultos, se comparados a pessoas que consomem apenas
1,5 porções de frutas por dia.
Os frutos do kiwi contém uma grande quantidade de vitamina C, E
e vitamina A. A vitamina C é um antioxidante solúvel em água que
tem sido efetiva na proteção do nosso organismo contra os
radicais livres, melhorando drasticamente a saúde dos indivíduos
que a consomem, desde problemas cardiovasculares a câncer e
obesidade.
A vitamina E tem um efeito semelhante, mas é solúvel em gordura
e, portanto, é complementar à vitamina C, em suas funções. O
kiwi contêm estas vitaminas em grande quantidade, que ajudam a
proteger nosso corpo contra os radicais livres.
O alto teor de fibra alimentar ajuda a melhorar a doenças como
diabetes, controlando os níveis de açúcar, e câncer do cólon,
uma vez que se liga a vários compostos tóxicos no cólon e ajuda
a expulsá-los.
As fibras também reduzem o colesterol, melhora as condições de
pacientes com doenças cardiovasculares e reduz a probabilidade
de ataques cardíacos.
Além de ser uma escolha saudável, é também útil nos seguintes
casos: Previne a asma, Impede chiado e tosse, especialmente em
crianças, Protege o nosso DNA contra mutações, Fornece uma
quantidade saudável de antioxidantes e vitaminas e Ajuda a
prevenir o câncer da cólon, graças a um alto teor de fibras.